O TikTok entra em competição com o Google ao começar a mostrar segmentos da Wikipédia nas pesquisas.
O TikTok não mais só uma plataforma de vídeos
O TikTok transcendeu sua função original de ser apenas uma plataforma de vídeos e se consolidou como um “mecanismo de busca” para informações e notícias para muitos de seus usuários. Um reflexo disso é a integração de trechos da Wikipédia nos resultados de pesquisas sobre determinados temas, uma novidade que foi introduzida discretamente na plataforma.
Recentemente, o The Verge observou a adição desse novo recurso no aplicativo e, em resposta, Zachary Kizer, porta-voz do TikTok, confirmou ao site norte-americano que essa parceria já estava em andamento há alguns meses.
Os trechos da Wikipédia surgem quando os usuários do TikTok rolam a página de resultados de pesquisa. De maneira simples, essas informações são exibidas entre os vídeos em destaque e contêm links diretos para as páginas dedicadas aos temas pesquisados.
Esses trechos da enciclopédia virtual geralmente aparecem em resultados relacionados a temas populares. Por exemplo, é possível encontrar esses links ao buscar vídeos sobre a cantora Taylor Swift ou sobre o feriado norte-americano de Dia de Ação de Graças.
No entanto, segundo o The Verge, as informações da Wikipédia exibidas no TikTok não são consistentes. Além de mostrar dados desatualizados sobre equipes de basquete, os usuários relataram ter encontrado esses trechos em diferentes idiomas dentro do aplicativo.
Além desse novo recurso, o TikTok tem feito parcerias para melhorar seu algoritmo de busca de forma gradual. Em agosto deste ano, o aplicativo começou a monetizar os resultados de pesquisas, incluindo conteúdos patrocinados entre os vídeos orgânicos.
Outras parcerias de informações do TikTok
Por meio de sua colaboração com o IMDb, os criadores de conteúdo podem vincular páginas de filmes e séries aos vídeos publicados na plataforma. Além disso, alguns trechos informativos retirados do site sobre cinema e TV da Amazon são exibidos nos resultados de pesquisa.
O TikTok tem desempenhado um papel importante ao desafiar o domínio das buscas tradicionais, como as oferecidas pelo Google. Em 2022, até o próprio Google reconheceu que o TikTok, junto com o Instagram e outras plataformas, tem impactado sua supremacia nas buscas, com cerca de 40% dos jovens usando esses aplicativos para encontrar locais para almoçar, em vez de recorrer ao Google Maps.